quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Garota, Interrompida - Susanna Kaysen


Título: Garota, Interrompida
Título original: Girl, interrupted
Autora: Susanna Kaysen
Editora: Editora Única, selo da editora Gente
Páginas: 192

    Skoob          Facebook      

Sinopse: Quando a realidade torna-se brutal demais para uma garota de 18 anos, ela é hospitalizada. O ano é 1967 e a realidade é brutal para muitas pessoas. Mesmo assim poucas são consideradas loucas e trancadas por se recusarem a seguir padrões e encarar a realidade. Susanna Keysen era uma delas. Sua lucidez e percepção do mundo à sua volta era logo que seus pais, amigos e professores não entendiam. E sua vida transformou-se ao colocar os pés pela primeira vez no hospital psiquiátrico McLean, onde, nos dois anos seguintes, Susanna precisou encontrar um novo foco, uma nova interpretação de mundo, um contato com ela mesma. Corpo e mente, em processo de busca, trancada com outras garotas de sua idade. Garotas marcadas pela sociedade, excluídas, consideradas insanas, doentes e descartadas logo no início da vida adulta. Polly, Georgina, Daisy e Lisa. Estão todas ali. O que é sanidade? Garotas interrompidas.  


O livro fala sobre Susanna Kaysen que foi considerada com uma saúde mental não instável e foi internada voluntáriamente no hospital psiquiátrico McLean, lá ela encontra várias outras garotas que se parecem com ela, Lisa, Georgina, Polly e etc.
O livro é muito bom, descreve vários momentos passados dentro do hospital e na vida de Sussana porém achei meio confuso em alguns pontos como por exemplo: ele não tem exatamente um inicio, meio e fim igual aos livros que estamos acostumados a ler, ele narra alguns acontecimentos do futuro enquanto está contando algo do presente, a Susanna conta algo que aconteceu com uma das colegas e nessa mesma narração comenta algo do futuro que aconteceu com a colega ou com outra e também faz isso com algum fato que ocorreu com ela mesma então eu cheguei a ficar confusa algumas vezes mas isso faz com o livro fique interessante porque aos poucos mais para frente conseguimos entender melhor. Também fiquei confusa em outro ponto do livro: os termos médicos e nomes de remédios, não exatamente confusa mas porque eu não conhecia os nomes e os termos então eu ficava meio assim: "o que ela tá falando?", "nunca ouvi falar disso antes" e etc. Acho que vocês vão entender o que eu estou falando quando lerem o livro. Apesar de tudo esse é um livro muito bom, mostra a realidade de garotas consideradas loucas pela sociedade que talvez nem fossem nada daquilo e sim vistas de uma forma errada. Muitas vezes eu achei que elas estariam salvas do mundo presas no hospital, sem crises financeiras, fome, protestos políticos e etc, mas na realidade elas queriam estar lá participando desses momentos e não presas em um lugar desagradável. Esse relato me fez questionar se eu mesma não seria internada em um hospital psiquiátrico se eu tivesse esse meu modo de pensar hoje em dia mas estivesse naquela época, adolescente rebelde, insegura, independente, sem ligar para os estudos, só pensar em namorados e etc. Algumas pessoas veem o mundo diferente de outras, eu acho que isso não faz delas loucas e sim especiais, diferentes. O final do livro realmente foi diferente do que eu imaginava, foi bem interessante. Vale a pena ler esse livro, ele realmente nos faz refletir sobre nosso papel na sociedade. Gostei muito de saber que é um das leituras obrigatórias dos Estados Unidos.

                                                                           Nota:


"Interrompida em sua música: tal qual acontecera com a minha vida, interrompida durante a música dos 17 anos, tal qual a vida dela, roubada e presa a uma tela; um momento congelado no tempo mais importante que todos os outros momentos, quaisquer que fossem ou que viessem a ser. Quem pode se recuperar disso?" Pág. 187

"Uma luz como essa não existe, mas nós desejamos que exista. Desejamos que o sol nos faça jovens e belos, desejamos que nossas roupas reluzam e deslizem sobre nossa pele e, acima de tudo, desejamos que todos os nossos conhecidos possam se iluminar com um simples olhar nosso..." Pág. 188


É isso gente, espero que tenham gostado da resenha. Comentem a opnião de vocês. Já leram esse livro ou pretendem ler?

Beijos

16 comentários:

  1. Eu já li este livro e como você disse ele é bastante interessante, mas não é uma leitura que tenha um fôlego, que faça com que vc queira chegar desesperadamente ao fim. É mais um relato de como foi a vida da autora no decorrer desses anos. Confesso que se não fosse livro de parceria talvez eu nem mesmo teria o lido. Excelente resenha http://blogliterata.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você mas adorei o relato sobre a vida dela. Eu acho que se não tivesse ganhado em uma promoção eu também não teria lindo
      Obrigada pelo comentário.
      Beijos

      Excluir
  2. Eu não conhecia o livro, mas ele parece ser muito bom, só não sei se gostaria dessa narrativa não linear, mas fora isso gostei da estoria.

    Meu Mundo, Meu Estilo
    Participe do TOP Comentarista de Fevereiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a narrativa não linear deixa o leitor confuso ao ler o livro mas depois tudo vai sendo explicado. É uma história muito interessante.
      Obrigada pelo cometário.
      Beijos

      Excluir
  3. Olá Ketlen, você foi ganhadora da promoção de 1 ano no meu blog.

    http://cantinhodaleituraedosleitores.blogspot.com.br/2014/02/resultado-da-promocao-de-1-ano-do-blog.html

    Você tem até 48 horas para mandar seus dados para o meu e-mail:
    nathalia_martinsm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá moça!!!!
    Eu morro de curiosidade de ler esse livro, mas nunca fui adiante. Gostei da sua resenha, apesar de ainda não ter conseguido decidir se dou uma chance ou não. Acredito que seja muito bom por conta da história, mas esse negócio de não ter início, meio e fim complica! rsrs

    Beijos,
    Nica
    Drafts da Nica
    http://www.draftsdanica.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mônica!
      O livro é realmente muito bom, acho que deveria dar uma chance a ele hahah
      É verdade que não ter início, meio e fim complica mas depois tudo é explicado direitinho e não fica muitas dúvidas.
      Obrigada pelo comentário.
      Beijos

      Excluir
  5. Oi Ketlen.
    É, realmente essa questão da não-linearidade da narração pode acabar incomodando ou confundindo muita gente, mas eu gostei justamente pq parece que a autora está batendo um papo com você, sabe? Como as coisas aconteceram com ela, meio que ela narra uma determinada coisa e depois lembra de um detalhe anterior. Acabou me prendendo a atenção justamente por isso! :)

    Beijos!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lygia.
      Eu entendi seu ponto de vista e realmente você tem razão, eu acho que me prendi a um conceito apenas e poderia ter desenvolvidos outros.
      Obrigada pela visita.
      Beijos

      Excluir
  6. Eu ganhei esse livro da editora, mas concordo com você. Mas há o lado bom que você se sente como se a autora tivesse conversando. Tem gente que gosta disso, eu particularmente não curto. Nunca curti.
    Parabéns pela resenha sincera. Amei seu blog demais :D
    Bastante organizado e com conteúdo
    Visite-nos, se gostar, quiser e for seguir, pode nos avisar. Seguimos de volta :D
    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Eu gostei desse estilo não linear, apesar de confundir no inicio depois tudo se esclarece.
      Obrigada pelos elogios e pela visita :)
      Beijos

      Excluir
  7. Fiquei muito curiosa em relação á esse livro, embora sua capa não tenha me despertado muito interesse, mas parece ser uma historia que realmente deva ser levada á diante :D

    ps; seguindo aqui

    http://pequenamiia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é bem interessante, eu recomendo que leia (:
      Obrigada pela visita e estou seguindo o seu blog também.
      Beijos

      Excluir
  8. Garota Interrompida é um livro ótimo, e em alguns momentos bastante chocante. Não tem tantos "picos" na história mas acho muito bacana o modo como discute os limites da normalidade e da loucura.

    Seguindo aqui ^^

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente!
      Eu não achei muito chocante, talvez eu já esteja acostumada com algumas realidades mas o livro é bem interessante.
      Obrigada pela visita e por seguir, já sigo o seu blog (:
      Beijos

      Excluir
  9. Gostei da resenha, mas não tenho interesse em ler o livro. É bom quando uma história traz algo reflexivo, mas não sei porque esse livro não me atrai, quem sabe mais para frente.
    Bloody Kisses
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir